Tem na internet: Arquitetura Da Destruição (Undergångens arkitektur) - Peter Cohen (documentário)

A partir de agora, toda semana teremos recomendações de algumas obras áudio(ou)visuais de fácil acesso na internet... e que valham a pena.




O documentário sueco de 1989, "Arquitetura Da Destruição", de Peter Cohen, analisa o nazismo de um ponto de vista estético. Como o nazismo se valeu da arte e da estética, e como esses elementos ajudaram a compor a narrativa de "purificação" da Alemanha, levada à cabo pelo partido nazista, são as temáticas centrais do filme.

A arte não escapou da fixação nazista em dividir o mundo entre aquilo que era superior e inferior, sadio e degenerado, alemão... e o resto. A arte moderna foi logo rebaixada à condição de "arte degenerada", enquanto os padrões clássicos e do romantismo alemão são exaltados como "arte sadia" - termos que também vão dizer muito sobre a relação entre arte, medicina e ciência no nazismo.

O documentário nega que o nazismo deva ser analisado simplesmente pelos vieses políticos tradicionais, de direita e esquerda, uma vez que os valores (pseudo)científicos e estéticos que guiaram ideologicamente o partido nazista carregam um conteúdo "diverso daquilo que comumente chamamos 'política'". A ambição nazista era o "embelezamento do mundo", e nesse sentido, nenhuma de suas vítimas, segundo o documentário, padeceu por motivos estritamente políticos, mas principalmente, porque sua própria existência não estava de acordo com o ideal bio-estético nazista.

Particularmente, como estudante de história, não sou lá muito adepto dessa visão,  estrita demais, de um fenômeno tão complexo como o fascismo alemão, mas isso não torna menos interessante a longa e bem feita análise do nazismo enquanto ideologia estética.



TítuloUndergångens arkitektur (Original)
Ano produção1989
Dirigido por
Estreia
13 de Outubro de 1989 ( Brasil )
Outras datas 
Duração119 minutos
Classificação
Gênero
Países de OrigemSuécia


Comentários